Um atalho para investir melhor


Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
” Ana Vilela – Trem-bala

 

Olá! Meu nome é Rodrigo, sou o fundador do site averatrading.com.
A Avera nasceu do objetivo de compartilhar o conhecimento adquirido durante a minha jornada para investir melhor e construir um networking. Apesar de nunca ter trabalhado em uma instituição financeira, acompanho o mercado de ações desde 2003.

 

O interesse pelo mercado financeiro me motivou a cursar um MBA em Engenharia Econômica e Financeira lá em 2006, mesmo sabendo que isto não agregaria na minha carreira como Engenheiro na área de petróleo e gás. Em seguida, obtive a certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI), sem ter perspectiva de atuar no mercado financeiro. Tudo isso, por gostar do assunto e acreditar que nada se constrói da noite para o dia.

As aulas do MBA eram aos sábados. Enquanto alguns colegas cursavam o MBA em busca de pontuação para conseguir uma melhor colocação na empresa que trabalhavam, algo natural no mercado, eu curtia e sempre curti aprender sobre o mercado financeiro. Coisa de maluco, não é verdade?

 

A partir de 2015, quando saí da área de petróleo e gás, passei a me dedicar full time ao mercado financeiro e iniciei uma “autocanibalização”. Apesar de acompanhar o mercado de ações desde 2003, decidi mergulhar no mercado futuro para negociar índice e dólar, onde o risco é bem maior e o stress é grande. Algo que exige muita dedicação, controle emocional e capital.

Depois de ler diversos livros técnicos e estudos sobre o mercado, hoje, compreendo que o maior inimigo está dentro de nós e isso já compartilhei no post Controle das Emoções: Psicologia & Mercado.

 

 

Até a elaboração deste post, já havia disponibilizado no site 32 posts. Nestes posts, comentei sobre diversos assuntos, alguns foram pesados, com muito texto e pouca figura, outros apresentaram curiosidades e por fim, alguns mais técnicos. Recebi alguns comentários que ajudaram na melhoria do conteúdo de determinado post e isso já é algo gratificante.
Dizem (e acredito!) que uma das formas eficientes de aprender é transmitindo o conhecimento. Logo, foi isso que busquei e ainda busco fazer. Penso que acaba funcionando como uma energia que emitimos e ela retorna para nós mais forte ainda. Afinal, quando escrevemos ou falamos algo, somos os primeiros a ler ou ouvir.

 
 
POR QUE ARQUIVAR O CONHECIMENTO?

Acredito que mostrar o caminho percorrido é mais importante do que divulgar os objetivos alcançados.
Afinal, o caminho é mais importante do que o destino, pois é no caminho que aprendemos e erramos, descobrimos coisas novas, mudamos nossas perspectivas e visões.

 

 

Cada pessoa tem o seu objetivo. Uma pessoa quer comprar uma casa na praia, outra quer viajar pelo mundo, a outra que ter dinheiro para montar seu próprio negócio e por aí vai.
Liberdade financeira!

Em uma das cenas do filme “À procura da felicidade”, o ator Will Smith, que interpreta Chris Gardner, pai que enfrenta sérios problemas financeiros, pergunta a um corretor da bolsa que estaciona um carrão conversível: “O que é que você faz e como você faz?
Chris Gardner perguntou sobre o caminho! A partir daquele momento, o foco não foi comprar o carrão, mas sim caminhar pela estrada que poderia levar até o carrão. Quem assistiu ao filme, sabe que o carro representava apenas um símbolo. Naquele momento do filme, na verdade, Chris queria sustentar o seu filho.
Conforme comentei mais acima, o símbolo pode ser um apartamento, a viagem dos sonhos, um negócio próprio, etc.

 
 
QUAL A SUA META?

Também não podemos interpretar que o grande negócio é ser corretor da bolsa ou investidor profissional. Acredito que Chris Gardner tinha habilidades e as que não tinha desenvolveu durante a sua trajetória para conseguir um emprego na corretora. O filme retrata isso. As coisas não acontecem por acaso.

Espero que este post não seja válido apenas para quem quer investir em ações, contrato futuro ou renda fixa, mas sim para todos que queiram atingir um objetivo e para isso, é necessário: trabalhar, poupar e rentabilizar.

Primeiro, vamos imaginar que você trabalhou ou trabalha em algo que gera uma receita que permite pagar suas contas e poupar. Se você não conseguiu poupar até o momento, por que falar de investimentos? Seria como ir ao shopping apenas para olhar as vitrines.

Não existe mágica! Se você não tem uma poupança, precisará criar através de trabalho. Não adianta ler diversos livros de autoajuda e motivacionais (já li alguns). A conta é bem simples e você aprendeu quando tinha 6 anos: subtração.

Poupança = Receita – Despesa

Se você gasta (despesa) mais do que ganha (receita) ou sua receita é igual a sua despesa, você não conseguirá poupar. É fato!

 
 
VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA SOBRE ISSO? NÃO VOU CRIAR A RODA!

Antes de apresentar informações que podem te convencer de que não existe mágica. Antes de continuar falando de investimentos, vou retornar ao que me motivou a escrever este post.

Quando trabalhei prestando serviço para uma empresa de petróleo, posso ter sido desagradável, em alguns momentos, para alguns colegas de trabalho, pois não gostava de fazer serviço de preso e nem alimentar erros para justificar a existência de um trabalho. Vou explicar melhor!

  • Serviço de preso: fazer algo repetitivo, de forma improdutiva. Quando me deparava com este tipo de serviço, a primeira coisa que vinha em mente era: como fazer isso mais rápido sem perder a qualidade? Como ganhar agilidade?
  • Alimentar erros para justificar a existência de um trabalho: existe um problema ou uma tarefa, algo que se repete frequentemente. No entanto, a identificação da solução pode significar o fim do nosso posto de trabalho. Para este tipo de situação, reconheço que eu deveria ser visto como um louco por alguns, pois costumava dizer: “Vamos corrigir, ok! E depois de corrigido, vamos procurar outra coisa para fazer”.

Por que estou comentando sobre isso? Porque diante do que relatei acima seria incoerente agir de forma diferente neste momento que caminho no mercado financeiro.
Não vou criar dificuldades para vender facilidades! O meu propósito é ir mais longe e para isso, penso que devo verificar o que já existe, filtrar, identificar possíveis melhorias e oportunidades.
Gerar informações redundantes é uma perda de tempo!

 

 
 
RETORNANDO ÀS FINANÇAS

Já faz tempo que publiquei no site da Avera um post sobre a importância do planejamento financeiro. Compartilhei uma visão, mas sem dúvida existe muito mais espalhado no oceano da internet.

 

 

Em pesquisa realizada no Youtube em outubro de 2017, consultando por “educação financeira”, apareceram diversos canais, alguns com mais de 200.000 inscritos e mais de 100 vídeos disponíveis, como por exemplo, os canais “O Primo Rico” e “Gustavo Cerbasi”.

Neste universo de vídeos gratuitos, acredito que a pessoa interessada em obter conhecimento sobre educação financeira, conseguirá atingir o seu objetivo ou, pelo menos, caminhará bastante. Não estou afirmando que não existe mais nada para ser feito, apenas quero dizer que já existe muita coisa interessante, útil!

Também vale destacar os livros escritos pelo Gustavo Cerbasi e o trabalho apresentado pela jornalista Mara Luquet em “Letras & Lucros”.

 
 
AGORA, A BOLA ESTÁ COM VOCÊ

Então, depois de assistir diversos vídeos sobre educação financeira ou ler alguns livros e entender a importância de controlar as despesas, definir prioridades, gerar renda e conhecer a “mágica” dos juros compostos, você acertou a sua vida financeira. Você mudou de emprego ou reduziu as despesas ou mudou os hábitos de consumo ou empreendeu!

De alguma forma, você conseguiu poupar!

Parabéns!!!

 

 

Agora sim, chegou a hora de pensar em como aumentar a performance dos seus investimentos. Rentabilizar! Fazer o dinheiro trabalhar para você.
Como fazer isso?

Um passo importante é definir o valor para investimento que pode ser aplicado com visão de longo prazo e o valor que precisa estar disponível (liquidez) em caso de uma emergência.

 
 
A REVOLUÇÃO DA FORMA DE INVESTIR

Bem, para investir melhor, vou apresentar um produto que vai revolucionar o mercado financeiro! Depois de ler este enorme post, chegamos ao grande ponto! Por apenas alguns reais, você se tornará um investidor de sucesso e rapidamente.

 

 

Brincadeira! Não vou vender esta ideia, pois não acredito em mágica. Calma! Não pare por aqui! Continue a leitura!

 
 
QUERO INVESTIR MELHOR!

Você quer um milagre? Ele está dentro de você! A vontade de aprender!
Existem diversos livros sobre investimentos mas, no mundo digital em que vivemos, retornarei ao Youtube. Vou destacar o canal “Me poupe!”, que possui mais de 870.000 inscritos (isso mesmo!) e mais de 230 vídeos publicados, em consulta realizada em outubro de 2017. A apresentadora do canal ensina de forma muito divertida sobre os produtos financeiros. Muito bacana, uma forma bem divertida de aprender! No stress!
 
Mesmo que você não pretenda se tornar um especialista em investimentos, buscar o conhecimento mínimo poderá trazer bons frutos. Permitirá você fazer algumas perguntas para o seu gerente do banco ou assessor de investimentos. Afinal, como diz no canal Futura, não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.
É interessante entender o que é e o que oferecem o tesouro direto, CDB, LCI, LCA, debêntures, fundos de investimento (renda fixa, multimercado) e etc.

 

 

Alguns canais fazem propaganda de corretoras e bancos, mas não se preocupe com isso! O importante é entender as possibilidades de investimentos e conceitos. Com relação a escolha do banco ou corretora, entendo que o melhor caminho é consultar amigos e familiares.
Também existem outros canais sobre investimentos no Youtube com mais de 100.000 inscritos e mais de 100 vídeos disponíveis.
No postInvestimentos sem blábláblá” também explico sobre alguns investimentos e apresento alguns sites para pesquisa.

 
 
AH! MAS EU NÃO TENHO TEMPO OU PACIÊNCIA PARA ISSO!

Se você não tem tempo ou interesse em entender sobre investimentos, um caminho é procurar um profissional que trabalhe junto a uma corretora, o denominado Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou para alguns, assessor de investimentos.

Nos postsSuporte para tomada de decisão” e “Conhecimento x Desconfiança”, comento um pouco sobre a atividade do AAI que realizei por um período. Vale sempre enfatizar: Não existe mágica!

E por que não o gerente do banco? Também pode, desde que você confie e acredite que ele seja a pessoa ideal para te apoiar neste processo de investimento. Não gosto de menosprezar a capacidade das pessoas e nem de generalizar.  O fato é que conhecer um pouco sobre investimentos te ajudará na avaliação do assessoramento.

Definido o profissional que te apoiará na busca de conhecimento e as melhores opções de investimentos de acordo com o seu perfil, confie e acompanhe! Tenha paciência e não crie a expectativa de obter uma mágica para obter alto retorno com risco baixo. Pense nisso!

Outro detalhe! Não “engula” subjetividade, isto é, afirmações do tipo “muito alto” ou “muito menor” ou “médio”.

O que é muito alto? O que é muito baixo?  Não aceite subjetividade!

Quando você pesquisar sobre um investimento ou um profissional lhe mostrar algum produto, realize uma análise quantitativa, compare valores e não palavras (“alto”, “baixo”, “médio”), identifique um referencial (número) para que você possa avaliar se o risco apresentado está dentro do seu perfil.

Permita-me dar apenas mais um conselho: se alguém oferecer alto retorno com baixo risco, desconfie!

Um outro caminho também para investir são as fintechs (fusão das palavras finanças e tecnologia em inglês). Com relação a investimentos, estas empresas oferecem tecnologia para realizar a gestão da sua carteira. O investidor informa seu perfil, capital disponível e objetivos, e a plataforma apresenta uma carteira de investimentos. Neste caso, você não precisa realizar operações pela plataforma da corretora ou do banco, o robô faz tudo para você.

 

 
 
JÁ ESTOU INVESTINDO, MAS QUERO MAIS!

Você aprendeu sobre juros compostos e sabe o impacto da rentabilidade nos seus investimentos. Também aprendeu que para ganhar mais, é preciso correr alguns riscos.
Neste momento, apesar de contar com o apoio de um Profissional, você decide investir em ações por conta própria. Quer ser independente na compra e venda de ações.  Afinal, o seu amigo que não entende nada, já ganhou uma bolada. Para isso, já abriu uma conta em uma corretora indicada por um amigo ou parente e já está estudando sobre o funcionamento do home broker.

 

 

Não se preocupe! Mais uma vez, seus problemas acabaram! A Avera apresentará a grande solução para investir em ações ou mercado futuro por conta própria.
O produto que ofereceremos não é algo complexo de ser utilizado e, acredite, está ao seu alcance.

 

 
Isso mesmo! Estudar! Entenda “estudar” como o alicerce para definir uma estratégia básica, algo que falarei mais a frente.
 
 
FICOU DECEPCIONADO?

Se você não acredita em Papai Noel, provavelmente, também não acredita que é possível ganhar dinheiro sem fazer o mínimo de investimento em estrutura e conhecimento. Sem dúvida, para investir em ações é interessante estudar sobre uma escola de análise (técnica ou fundamentalista), elaborar uma estratégia, separar capital que não seja necessário no curto ou médio prazo.

No entanto, sabemos que investir em software de análise, home broker, livros e cursos não garante sucesso no mercado. O mercado vai além dos números, ele exige controle emocional.

Mesmo que você decida pular algumas etapas e opte por utilizar uma empresa de análise (Financial Research) ou operar com base em sugestões dos analistas de corretoras ou até mesmo seguir dicas de amigos, entendo que é interessante ter o conhecimento mínimo, principalmente, conhecer os riscos. Afinal, é o seu dinheiro!

Neste site, publiquei diversos posts que falam sobre o mercado de ações. Em seguida, apresento alguns que podem ser úteis para os iniciantes.

No canal da Avera no Youtube também há um vídeo em que comento sobre livros para iniciantes no mercado de renda variável. Apenas sugestões!

 
 
NÃO GOSTO DE LER! PREFIRO ASSISTIR VÍDEOS

Ok! Tenho uma solução para você. Pesquisei no Youtube e existem diversos canais que falam sobre mercado de ações e análise técnica.  Alguns canais com mais de 30.000 inscritos e mais de 500 vídeos disponíveis, como por exemplo, o da Infomoney e do André Moraes.  Ainda tem o nosso canal, em fase embrionária e buscando não inventar a roda, com alguns vídeos, clique aqui!

 

 

Tem um vídeo publicado no canal da Avera no Youtube que gosto muito, ele tem o título “Planejamento em Renda Variável”.

Bem, com isso, termino este post. O que está faltando?

 

Para ficar informado sobre novidades em nosso site, realize o seu cadastro! Clique Aqui! Participe! 

 

Caso tenha alguma sugestão ou crítica, encaminhe para [email protected] ou registre no formulário disponível na área CONTATO em nosso site.

 

O que você achou deste post?

Registre seu comentário, crítica, sugestão abaixo. Agradecemos!