Rodrigo Côrtes

Entusiasta da educação financeira e pesquisador no mercado de ações e futuro, sempre acreditei nos juros compostos e no binômio esforço e recompensa. Foi isso que me salvou, depois de trabalhar por mais de 12 anos, como engenheiro, prestando serviço para uma das maiores empresas de petróleo e vivenciar o início de uma grande crise.

Atualmente, desenvolvo diversos estudos relacionados ao mercado financeiro, onde encontrei uma aplicação prática para minha habilidade com números, análise de dados e programação. Acredito que a educação financeira pode ajudar muito as pessoas da mesma forma que me ajudou, gerando qualidade de vida e proteção para eventualidades. Nessa jornada, aprendi que o mercado financeiro nos dá muito mais do que a oportunidade de ganhar dinheiro, ele nos transforma e nos empurra para o autoconhecimento.

Apesar da graduação e mestrado em engenharia mecânica, sempre tive vontade de empreender. Em 1999, ainda no início do mestrado, montei uma empresa de informática para atuar no suporte e desenvolvimento de soluções. Em 2002, com o término do mestrado, decidi me desligar da empresa de informática e buscar uma oportunidade como engenheiro, para não criar um “gapentre a faculdade e o mercado de trabalho. Nesse mesmo momento, também surge a paixão pelos investimentos e mercado de ações.

Como empregado sempre busquei otimizar processos, além de ficar atento as oportunidades de negócios. Não balizei minha carreira para me tornar um especialista.  Para mim, os trabalhos mais empolgantes foram aqueles em que era preciso começar algo novo. Foi assim que aprendi sobre gestão de projetos na prática e desenvolvi minhas habilidades com ferramentas office e programação.

Surfei a grande onda da engenharia no Brasil de 2002 até 2015. Em paralelo ao trabalho de engenheiro, em 2006 cursei MBA em Engenharia Econômica e Financeira e obtive a certificação de Agente Autônomo de Investimentos. Em 2015, com a crise na Engenharia, optei por mergulhar no mercado financeiro e viver “full time” esse grande desafio.

Criei o site averatrading.com para compartilhar estudos e ferramentas.

Não é fácil mudar, reconstruir, mas é isso que tenho feito todos os dias, abandonando o antigo e abraçando o novo. Avaliando o que é realmente essencial. Entendo que o conhecimento é como uma energia, quanto mais dissipamos, mais forte esta energia retorna para nós e assim, vamos mais longe.

O mercado financeiro é democrático, oferece oportunidade para todos e isso é apaixonante.  Além disso, esse pode ser um caminho para empreender, para construir ou reconstruir uma vida.

Rodrigo Côrtes

Veja o perfil completo no LinkedIn.