Blog

O “grande” mistério para iniciar nos investimentos

Costumo publicar mais artigos sobre bolsa de valores, mas não me interesso apenas sobre ações, gosto de entender outros investimentos. Diferente do que algumas pessoas possam pensar, não é preciso ser “rico” para investir na bolsa de valores e nem em outros produtos, como por exemplo, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), Debêntures, fundos de renda…

Saiba mais »

Um tesouro e duas molduras

Neste artigo compartilho um trabalho que desenvolvi sobre os treasuries dos EUA que são títulos da dívida pública e considerados os mais seguros do mundo devido ao baixíssimo risco, praticamente nulo, de um calote por parte dos EUA. Mas será que existe alguma relação do S&P 500 (principal índice da bolsa norte-americana) e os treasuries?…

Saiba mais »

A caminhada do Ibovespa a partir de junho de 2018

No dia 19/06/18, o Ibovespa abriu o pregão em 69.811 pontos. Depois de 219 dias corridos ou 148 pregões, em 24/01/19, o Ibovespa fecha em 97.677 que também representa a máxima do dia. Resumindo, após 148 pregões, o Ibovespa apresenta um retorno positivo de 39,91% (“ganho” de 27.866 pontos).   Abaixo, o gráfico diário do…

Saiba mais »

Comportamento do Dólar Americano no mundo

Consultamos o fechamento diário de dólar americano (USD) em relação as seguintes moedas: dólar australiano (AUD), dólar canadense (CAD), euro (EUR), franco suíço (CHF), iene (JPY), libra esterlina (GBP), peso argentino (ARS), peso mexicano (MXN), real (BRL) e rublo russo (RUB). A relação do dólar americano com as moedas citadas acima é chamado de PAR,…

Saiba mais »

Se recomendação fosse boa, se dava?

Diariamente, recebemos diversas informações por redes sociais, aplicativos e e-mails. Neste oceano de dados, temos diversas notícias relacionadas ao mercado de ações e esse será o foco deste artigo. Que informações podem contribuir na nossa tomada de decisão?Como avaliar as recomendações de compra de ações apresentadas de forma gratuita em sites de notícias ou corretoras?É…

Saiba mais »

Qual a sua expectativa?

Na última sexta-feira (07/12/18), o S&P500, principal índice do mercado americano, registrou queda de 2,16%. Na semana, a queda foi de 5,64%. E daí?. Isso garante que vai continuar caindo? Não! Estes números são detalhes de uma fotografia. Quem sabe o que irá acontecer? Ninguém! Isto é algo que sempre repito para mim mesmo. Como…

Saiba mais »

Mergulho no petróleo

Este post tem como objetivo complementar o post “Explorando petróleo” publicado no mês de novembro/18 e mostrar o uso do gráfico em tempos diferentes (15 minutos e mensal). Quando olhamos um gráfico de 15 minutos, buscamos mais detalhes. Qual é o melhor tempo gráfico? Isso depende do seu objetivo e não existe uma regra. Você…

Saiba mais »

Explorando petróleo

O contrato futuro de petróleo é o produto de energia mais negociado no mundo. Os principais contratos de petróleo são negociados nas Bolsas de Londres (Brent) e Nova Iorque (WTI), pois são os mais utilizados por serem ideais para o refino para gasolina. O petróleo negociado na Bolsa de Londres é chamado de Brent, tendo…

Saiba mais »