Blog

Vamos torcer pela engenharia!

No dia 16/09/18, o Jornal O Globo publicou uma matéria interessante sobre o pré-sal, destacando a redução de custos proporcionada pelos avanços tecnológicos empreendidos pela indústria no país e os elevados índices de produtividade dos campos. De acordo com a matéria, o pré-sal vai atrair ainda mais a atenção das petroleiras em todo o mundo. …

Saiba mais »

A grande oportunidade de 2018!

A vida do investidor em ações em 2016 e 2017 foi interessante, diz aí! Parecia fácil, não é? Provavelmente, muita gente achou que tinha descoberto o caminho das “pedras”. Então, começa 2018 que apresenta um mercado com volatilidade alta, exigindo mais paciência, uma postura mais criteriosa (mais estudo!). Penso que 2018 está sendo uma baita…

Saiba mais »

A democracia e o cronograma

Uma das áreas mais interessantes que trabalhei na engenharia foi no acompanhamento de fabricação de equipamentos, com foco no prazo. Um trabalho interessante que contribui para redução da subjetividade, mas sem valor, se você não está participando de um projeto ou se você está em um ambiente que não valoriza o trabalho de análise ou…

Saiba mais »

Invista em ações e fique milionário…

Invista em ações e fique milionário rapidamente, sem a necessidade de estudar e com baixo risco!!! Você acredita na frase acima? Eu não acredito. Mas acredito muito na educação, no trabalho e na possibilidade de aumentar o retorno de uma carteira de investimentos. Elaborei um e-book com o objetivo de registrar algumas experiências e apresentar…

Saiba mais »

O que é um trading system?

O trading system é um algoritmo para operar no mercado de ações de forma sistêmica, reduzindo a subjetividade. O pontapé inicial para construir um trading system é colocar no papel uma estratégia que utilizamos, como por exemplo: Comprar quando o preço da ação estiver acima da média de 21 períodos e o IFR (índice de…

Saiba mais »

6 investidores no mercado de ações

Analisamos a situação de 6 (seis) investidores que se posicionaram em momentos diferentes no mercado de ações. Para realização desta análise, consideramos que os investidores optaram por um ativo ou carteira que apresenta o mesmo comportamento do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) e não houveram pagamentos de proventos no período. O…

Saiba mais »

Alguns números do mercado e uma reflexão

Neste post, apresentarei algumas informações sobre o comportamento do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) e o fluxo do investidor estrangeiro de 2016 até março de 2018. Além disso, convido o leitor para uma reflexão. Você acha possível ter certeza no mercado de renda variável? Ao longo do texto, vou apresentar a…

Saiba mais »

A quarta revolução, a bolsa de valores e a análise de risco

O objetivo deste post é alertar sobre a importância da análise de risco e principalmente, não sermos inocentes com relação aos prestadores de serviços no mercado financeiro. Nós erramos, todo mundo erra. A questão é que no mercado, o erro pode resultar em perda de dinheiro.   Um belo dia, decidi cancelar um serviço que…

Saiba mais »

A leitura, o mar e a Bolsa de Valores

Confesso! Eu não era muito fã da leitura. Os livros precisavam ter números e gráficos para chamar minha atenção. No entanto, desde que resolvi aprender sobre o mercado de ações, a partir de 2003, passei a praticar muito a leitura, com o objetivo de entender mais e mais, conhecer experiências de grandes investidores e porque…

Saiba mais »

Bolsa de valores no Brasil e o ano novo

Não se assuste com o excesso de números apresentados nos primeiros parágrafos deste post. Confie, leia até o final e você entenderá o objetivo deste post. No período de 2015 a 2017, ITUB4 (ação preferencial do Itaú Unibanco) pagou R$ 4,73 de proventos (dividendos ou juros sobre capital próprio) por ação. Desta forma, quem comprou…

Saiba mais »